Como devem ter reparado, as linhas com os problemas para o 1º mini-teste e sua discussão passaram para a secção "fórum". Entretanto acrescentei aí também os meus comentários às resoluções com que me deparei durante a correcção. Não garanto que vá fazer uma descrição do género a seguir a cada momento de avaliação, mas pareceu-me que esta, feita nesta altura, poderá ser útil, no sentido de esclarecer (para quem ainda não tenha entendido) aquilo que estou à espera de ver nas resoluções das questões teóricas (pelo menos).
Sublinho aqui alguns aspectos:
1. A prova de um resultado é um acto de comunicação. Tem que ser articulada, ter frases, ter uma construção onde se veja a lógica do argumento. Se tiver várias etapas, estas têm que ser claramente identificadas e relacionadas. Etc., etc. Penso que já terão percebido a ideia. Em particular, não é um sítio onde se despejem meia dúzia de balelas, para ver se a coisa pega. Não pega, como poderão ver pelas classificações da parte teórica do mini-teste.
2. Pelos comentários que fiz podem ver aquilo em que reparo quando estou a corrigir, logo têm aí um guia para decidir o que devem e o que não devem escrever.
3. É interessante comparar o desempenho dos alunos neste 1º mini-teste com as recomendações que fiz no aviso Sobre o 1º mini-teste, a saber:
(…) cada aluno deve começar por pensar por si só na "sua" prova; numa segunda fase deverá discuti-la com outros colegas interessados na mesma questão; só depois, em grupo na OT, devem pedir ajuda ao professor.
Constato, assim, que a segunda fase foi cumprida (no sentido em que, para cada problema, o nº de resoluções realmente diferentes é diminuto), mas a primeira provavelmente não (pelo menos nos muitos casos em que a qualidade da resolução é fraca). Quanto à terceira, houve alguns alunos que discutiram com os professores as resoluções que estavam a pensar apresentar (tendo tentado modificá-las quando eram apontados erros), mas em muitos casos mesmo esses não tiveram oportunidade de voltar a discutir o assunto, ou tiveram mas a discussão não foi produtiva porque não passaram por uma segunda fase.
Na verdade, pelo reduzido número de diferentes resoluções apresentadas (naturalmente, já que também não me parece que cada problema pudesse ter muitas diferentes), vê-se que teria sido perfeitamente viável ter havido discussões nas OTs à volta de cada uma dessas resoluções, desde que as propostas de discussão tivessem aparecido em grupo e depois de cada uma delas já ter sido discutida dentro do grupo.
É claro que fazer as coisas desta maneira exige que se comece a preparação com mais antecedência, mas reparem nas vantagens: os comentários que fiz agora na secção "fórum" podíamos (os professores) perfeitamente tê-los feito antes do mini-teste, desde que tivéssemos sido confrontados com os erros que os alunos se preparavam para cometer. A consequência teria sido haver muito melhores classificações na parte teórica do mini-teste.
Em suma, está perfeitamente ao vosso alcance capitalizar a teoria a vosso favor. Poderão fazê-lo facilmente para o 2º mini-teste, mas, mesmo em relação ao próximo momento de avaliação, o 1º teste, a tarefa não se me afigura difícil, desde que se consigam organizar com antecedência.