página anterior: parte 5
Definição de aceleração
Define-se aceleração do caminho $r : I \to \mathbb{R}^n$ em $t \in I$ como $r''(t)$, a segunda derivada de $r$ em $t$.
Tal como a velocidade, trata-se de uma grandeza vectorial, mas cuja direcção não coincide necessariamente com a da tangente à curva respectiva no ponto em causa. Por exemplo, no caso da circunferência, imagem de $r(t)=(\cos(t),\sin(t))$, considerada em 1 Curvas, temos, de acordo com a definição acabada de dar, que a aceleração deste caminho em $t$ é $r''(t)=(-\cos(t),-\sin(t))=-r(t)$, logo neste caso trata-se de um vector que tem a direcção do vector de posição $r(t)$ do ponto $r(t)$, tendo sentido oposto. Está, na verdade, relacionado com a força centrípeta que mantém a partícula a mover-se numa circunferência à volta do seu centro.
Esta relação da aceleração com uma força não é uma coincidência, pelo menos no espaço físico em que nos movemos. É, na verdade, um princípio geral descrito pela seguinte conhecida lei física da mecânica newtoniana:
2ª lei de Newton
Se uma partícula de massa $m$ se desloca segundo um caminho $r : I \to \mathbb{R}^3$, a força $F$ que actua sobre ela é dada, em cada instante $t$, por
(1)Supõe-se, é claro, que $r$ se pode derivar duas vezes.
Assim, se se conhecer, por outros meios, a força que actua numa partícula, a identidade dada por esta lei permite conhecer a aceleração provocada na partícula (conhecendo também a sua massa, é claro). Por exemplo, no caso da força da gravidade, sabe-se que, junto à superfície da Terra, provoca uma aceleração de (aproximadamente) $(0;0;-9,8)$, em metros por segundo ao quadrado. Esta informação permite, por sua vez e através de integração, determinar os caminhos seguidos por partículas que se movam sujeitas somente a tal força no contexto acabado de enunciar, como exemplificaremos a seguir. Tente uma resolução por si, antes de ver a resolução aqui apresentada.
Exercício
Determine o caminho de um ponto material que se desloque junto à superfície da Terra partindo da posição inicial $(0,0,0)$ com velocidade inicial $(10,20,64)$ (unidades usadas: espaço em metros; tempo em segundos).
Ficheiro the para manipular no LiveMath Viewer: projectil.the.
Seguir para 1.2 Comprimento de arco ou adicionar um comentário em baixo.